O Começo de um novo tempo

04/04/2012 20:30

 

 

Quando apostamos nossas fichas na chapa Renovação com Ética e Transparência sabíamos que estaríamos entrando em um novo período no Mar Verde.

Passados mais de 90 dias desde o início desta nova gestão,podemos dizer que temos muitos motivos para nos orgulhar.

No discurso de posse,o novo presidente,José Carlos Nunes, foi preciso ao referir-se as dificuldades iniciais de um período democrático.Após anos,onde as informações eram passadas conforme os dirigentes de plantão assim entendiam,onde a participação dos associados era mínima:passaríamos a uma participação efetiva de todos aqueles que assim o quisessem e,sabemos as dificuldades que isto causa.As decisões democráticas implicam em uma aceitação,às vezes,de uma proposta diametralmente oposta àquele que defendemos.Isto é a democracia.As diretorias anteriores calcavam-se em 3 ou 4 nomes,esquecendo-se dos anseios da grande maioria dos associados,como se estes iluminados tudo pudessem.Tanto não puderam que não lograram êxito nas questões estruturais do Mar Verde. Passados 8 anos ininterruptos de um mesmo grupo,questões fundamentais como a rede de água tratada e de esgoto ainda são um incógnita.O mesmo pode-se dizer da pavimentação,sobretudo da Rua Guaivira,das Pontinhas e,até mesmo de uma questão simples,mas fundamental,que é a iluminação pública.

A nova gestão,que teve início no começo de janeiro,já foi capaz de dar andamento a estas questões fundamentais. Contrariamente ao afirmado pelas gestões anteriores,que jactavam-se como únicos elos de ligação com o poder público,a nova gestão confirmou aquilo que já havia afirmado durante sua campanha,ou seja,as relações institucionais recebem este nome porque tratam-se de relações entre instituições e não entre pessoas.

Assim,mesmo durante este curto período em que está à frente da entidade,a nova diretoria já reuiniu-se com a SABESP e com a Prefeitura para tratar da rede de água e esgoto em nosso loteamento,com a prefeitura,na presença do prefeito municipal,também foram tratados outros assuntos de nosso interesse , por exemplo,a pavimentação da rua Guaivira.

Diferentemente do apregoado pelos situacionistas,à época,o prefeito assumiu o seu papel institucional e,tudo aquilo que é direito de todo cidadão de Caraguatatuba não foi e não será negado ao Mar Verde.

Máquinas da Prefeitura já estiveram presentes em nosso loteamento ajudando na manutenção de ruas.Há o compromisso deste maquinário ser enviado sempre que necessário e,mais que isso,o compromisso para abertura de caixa para a pavimentação ( a ser executada pela SAMAVE) da rua Guaivira.

Não é muito,sabemos,mas,se lembrarmos que durante oito anos de uma única gestão sequer este compromisso ouvíamos,podemos aceitar isto como um grande avanço no curto período.

A prefeitura também comprometeu-se a agilizar a utilização dos lotes caucionados como recurso para execução das obras essenciais de infraestrutura,como a rede de água e esgoto,em nosso loteamento,

Lembramos sempre que estes lotes caucionados são de conhecimento dos antigos detentores do poder no Mar Verde há muito tempo e,não sabemos o porquê,nunca interessaram-se nesta utilização e nem mesmo em informar os associados sobre a sua existência. Quanto a isto,embora não gostemos de citar nomes,até para que todos sintam-se parte desta luta,neste caso específico,abriremos uma exceção,e lembraremos o nome de nossa vizinha Maria Aparecida Pimentel Farias que,como ex-partícipe da antiga direção,trouxe-nos esta informação,possibilitando que,antes mesmo de deflagrado o processo eleitoral,questionássemos a antiga diretoria acerca destes lotes,obrigando-os,assim,a iniciar as tratativas com a Prefeitura neste sentido.

Muito ainda há a ser feito para que estas reivindicações materializem-se mas demos um passo enorme no sentido de

iniciarmos esta tratativa com a prefeitura como continuidade dos avanços do Mar Verde e não como se este processo estivesse sendo iniciado agora.

 

Para que isso ocorresse um compromisso de campanha da Chapa 2 foi seguido: O de ampliar a participação para além dos sempre esforçados membros da Diretoria .Agora,não somos mais 3 ou 4.Agora somos quase mil. O diretor presidente,sabedor deste enorme fardo que é ter uma diretoria com este porte,tem desdobrado-se no sentido de direcionar as ações no sentido a prevalecer sempre o entendimento de que a proposta vencedora é aquela representada pela grande maioria dos associados e não por 3 ou 4 pessoas,por mais bem intencionadas que estas pessoas possam estar.

Grandes avanços já foram conquistados.A participação dos associados,hoje,dá se diretamente e,muito em breve,esperamos,o novo site possibilitará que mais e mais associados participem e debatam as ideias em prol do crescimento e das melhorias do Mar Verde.

Com isso,inadimplentes,que antes ouviam um não a tentativa de negociar diretamente com a diretoria da SAMAVE,passaram a ser ouvidos e,com isso,novos acordos já foram implementados com ganhos significativos para ambas as partes

Até pequenas questões,mas importantes para ilustrar a mudança de comportamento,já foram implementadas,como a não reativação das linhas de Celulares para alguns diretores custeadas com os nossos recursos e sem o nosso consentimento,a redução das contas de telefones e das custas advocatícias e outras que,embora insignificantes do ponto de vista monetário,tem grande significância do ponto de vista ético.

Quanto a manutenção e segurança estes itens não foram esquecidos.A manutenção foi intensificada com o avanço das áreas roçadas.com a reativação do serviço de capina e com a implementação do serviço de podas de árvores.

A segurança foi readequada.A guarita da rua Trilha,antes um monumento depredado,foi reativada e,hoje, conta com vigilantes durante o período diurno. Os botons de controle de rondas foram readequados de forma a garantir uma maior equidade em sua distribuição.

Antigos vigilantes,conhecedores dos proprietários e moradores do Mar Verde,demitidos sem um motivo aparente foram recontratados,possibilitando assim uma segurança mais efetiva.

A dever,a atual diretoria ainda não implementou o novo site com as contas totalmente transparentes e ao alcance de qualquer um,sem a necessidade de solicitação na sede.Mesmo que o novo site ainda não esteja pronto,o atual é perfeitamente utilizável para este fim.Trata-se de um arquivo,assim como é o arquivo da auditoria,que encontra-se ativo até hoje.

Muito ainda há ser feito.Os avanços,contudo,são significativos.O essencial é o conteúdo,a transformação ds ações,antes dominadas por 3 ou 4 pessoas,em um colegiado onde todos os associados tem os mesmos direitos e os mesmo deveres.

Muitos de nós podemos ainda não estar satisfeitos e é isto que faz a roda girar.Não ficaremos parados nos vangloriando daquilo que já foi conseguido.Cntinuaremos a cobrar,a ajudar e,quando isso não for possível,nos recolheremos,Não iremos,de forma alguma,transformar nossas vitórias em derrotas.Esta luta é de todos nós,proprietários e moradores do Mar Verde.Quanto melhor estiver o Mar Verde,melhor estaremos nós.

Nossas críticas,quando tiverem que ser feitas,serão sempre às claras,contra as ideias,nunca,contra as pessoas. Nosso dever de civilidade,de urbanidade e de educação sempre prevalecerá sobre nossa pequenez humana.

Os primeiro passo está dado.A democracia voltou ao Mar Verde.

Esperamos que em breve não necessitemos mais dialogar através destes e-mails ou o site amigos do Mar Verde mas,sim,através de nosso site da SAMAVE.